INSPEÇÃO VEICULAR GRATUITA

O movimento da IVG – Inspeção Veicular Gratuita no Estado de Santa Catarina já faz história. São mais de 20 anos de compromisso com a manutenção preventiva dos automóveis graças ao comprometimento dos empresários, núcleos, parceiros comerciais e da sociedade que sempre se faz presente.

Vamos juntos fazer a nossa parte e continuar a história deste movimento, inspecionando a frota de Santa Catarina e orientando a sociedade quando a manutenção preventiva dos automóveis como forma de evitar acidentes, aumentar a segurança na estrada, diminuir gastos com manutenção tardias e conscientizar a população.

 

OBJETIVOS GERAIS

AÇÃO SOCIAL: A IVG promove, com a atividade de inspeção veicular, uma ação social informando sobre a importância de manter a manutenção dos veículos em dia, evitando muitos acidentes e esclarece possíveis dúvidas dos clientes sobre seus automóveis.

 

INTERAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIA: No período de preparação da IVG, as mecânicas participantes fazem um treinamento interno com seus técnicos. Desta forma todos podem tirar suas dúvidas, compartilhar técnicas e aprendizados, treinar o atendimento aos clientes e conhecer a ferramenta do NEA, o checklist, que pode ser utilizado no dia a dia da oficina.

 

COLETA DE DADOS: Através da tabulação dos dados é possível avaliar como está, por amostragem, a manutenção dos veículos a nível estadual. Desta forma será possível ter uma visão do que deverá ser o foco na orientação do dia-a-dia aos clientes, de acordo com os principais problemas encontrados durante a inspeção.

 

DIVULGAÇÃO: A IVG acontece em todo o estado de Santa Catarina e a sua divulgação envolve todas as empresas, participantes ou não do evento, sendo 330 empresas divididas nas regionais Norte, Sul, Litoral, Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste. Além das empresas, toda a Associação Empresarial do sistema FACISC é envolvida na ação, com divulgação em mídias locais e estaduais, redes sociais do NEA e das próprias oficinas, alcançando mais de 20mil pessoas.

 

SISTEMATIZAÇÃO: Cria a cultura quanto a utilização de procedimentos para diagnóstico dos veículos com a utilização do checklist.

 

 

Últimas edições:

Em 2018 tivemos a participação de 18 núcleos, 149 empresas e foram vistoriados 2842 veículos, e 1600 lançamentos em nosso banco de dados, confira os resultados:

 

 

Em 2019 foram 173 empresas participantes em 20 núcleos no estado, com mais de 4000 veículos vistoriados e 1967 veículos lançados em nosso banco de dados, confira os resultados:

Em 2020 participaram 130 empresas de 21 núcleos diferentes no estado, e foram lançados 2677 veículos no banco de dados: