O INSTITUTO SCHERER em consonância com seu Código de Conduta - atento aos aspectos técnicos e legais, assume a responsabilidade frente ao seu primeiro Projeto de Desenvolvimento Profissional da área de Reparação Automotiva – construído de forma coletiva, ouvindo empresários do setor no estado de Santa Catarina visando atender necessidades de capacitação técnica específica por eles apresentada. O projeto conduzirá a formação de nível Técnico de Reparação Automotiva - proposta inusitada na América Latina por se tratar de capacitação voltada especificamente para o Setor de Reparação Automotiva Independente.
Este processo teve início em 2019 com o planejamento da estrutura curricular para formação que pudesse atender as oficinas mecânicas que integram a ARVESC - Associação de Reparadores Veiculares de Santa Catarina constituído a partir do NEA – Núcleo Estadual de Auto mecânicas de Santa Catarina com o apoio da Distribuidora Scherer SA.
A execução do projeto teve início ainda em 2019, mais precisamente nos dias 16 e 18/12/2019 com as aulas inaugurais nas turmas de Joinville e Campos Novos, respectivamente. Em fevereiro de 2020 iniciaram seis novas turmas localizadas em Joaçaba, Florianópolis, Canelinha, Curitibanos, Salto Veloso e Pinhalzinho, atendendo inclusive alunos pertencentes as regiões respectivas aos municípios citados.
O processo teve início com o módulo piloto de “Mecânica de Manutenção Básica Automotiva – MMBA” com 360horas que, atualmente está sendo aplicado pelos nossos Instrutores e alunos sob avaliação constante dos mesmos para posteriormente ser oferecido a comunidade em geral. Este módulo tem como proposta desenvolver o perfil de:
“O aluno estará habilitado para analisar, identificar e realizar reparos básicos nos sistemas de freios, direção, suspensão, lubrificação, exaustão, sinalização/iluminação, carroceria e partes móveis, conforme normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança.”
O módulo seguinte, tratará do piloto referente a “Mecânico de Manutenção Automotiva Veicular – MMAV" com 400horas que seguira a idêntica proposta do anterior. Este módulo tem como perfil:
“O aluno estará capacitado para desenvolver atividades operacionais relacionadas à manutenção básica de partes móveis, envolvendo sistemas elétricos, transmissão, lubrificação e sistemas de motor, conforme normas e procedimentos técnicos, ambientais de segurança.”
O terceiro módulo específico voltado para a reparação “Mecânico Eletricista Eletrônico de Manutenção Veicular – MEEMV" com 280horas mantendo a proposta de execução e oferta posterior de acordo com o previsto nos módulos anteriores. O Perfil deste será:
“O aluno interpretará desenhos mecânicos e realizará a manutenção preventiva, preditiva e corretiva em sistemas eletromecânico automotivos, conforme normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança.”
O aluno terá sua formação integral ao participar do módulo de "Gestão de Oficina Reparadora Automotiva – GORA" com 240horas. Esta oferta ocorrerá em plataforma de educação à distância para oferecer condição adequada de aprendizagem durante o período em que o aluno possa estar desenvolvendo os demais módulos ou ainda, no início ou final deles. O Perfil deste módulo será:
“O aluno terá noções básicas sobre as ferramentas de gestão administrativa, para oportunizar a sustentabilidade e a qualidade nos serviços prestados em manutenção automotiva.”
Após a conclusão dos módulos o aluno passará a realizar um estágio ou prática profissional, conforme previsto nos regulamentos do Ministério da Educação Brasileiro, para ter o direito a Formação Técnica de Nível Médio ou a Formação de Qualificação Profissional, atendendo a legislação pertinente à formação profissional do país.
À medida que cada módulo passe pela validação técnico científica conforme descrita acima, iremos informando a comunidade para atender os interessados.
Com a certeza de lograrmos êxito neste primeiro projeto, por estarmos norteados pela Missão de "Oportunizar o desenvolvimento técnico profissional dos reparadores automotivos atendendo as demandas da sociedade em geral frente às inevitáveis e aceleradas transformações do setor."