08.02.19 - Lançamentos
Com a crescente necessidade de mão de obra qualificada e a falta de ofertas sistemáticas de cursos profissionalizantes na área de serviços de manutenção automotiva, integrantes do NEA/ARVESC em conjunto com a SCHERER SA, vão em busca de novas opções de ensino. A proposta de formação continuada da categoria e estruturação do curso Técnico em Manutenção Automotiva – TMA iniciou em janeiro de 2019, somando-se a parceria além da SCHERER, NEA/ARVESC, os fabricantes de peças automotivas representados pela própria Scherer, assim como o Sindirepa, sindicato empresarial da área. Na proposta, as primeiras turmas deverão iniciar ainda em 2019.
HISTÓRIA
Com o crescimento da sua empresa, a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada e a falta de cursos técnicos na região, o empresário Sr. Márcio Feller proprietário da empresa Mecânica Ímola situada na cidade de Nova Trento decidiu criar o próprio material para instruir seus funcionários e qualificar a mão de obra. Após muita pesquisa e consultas a apostilas de cursos semiprofissionalizastes do país, ele elaborou um material básico próprio para que seus funcionários pudessem estudar e aprender sobre a profissão de forma gratuita.
Com o método de ensino implantado dentro de sua oficina e compartilhado com o Núcleo de Automecânicas do Vale do Rio Tijucas (NAVAT), demais membros do NAVAT aderiram a apostila e ao método que ele utilizava em seu dia a dia e iniciaram a implantação em suas empresas como um projeto Piloto de capacitação. Quando membros do NAVAT entraram para o Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA-SC) levaram este método de ensino e a demanda aumentou.
Com o interesse de muitas oficinas do estado e em parceria com fabricantes, o NEA adquiriu uma plataforma online de ensino, o Moodle, onde disponibilizou apostilas atualizadas e dividiu o ensino em 3 níveis com vídeo aulas e prova para que os alunos comprovassem o conhecimento adquirido.
Como a plataforma e o método de ensino eram básicos, não foi possível reconhecer e certificar os mecânicos que realizavam as provas, surgindo assim a necessidade de elaborar um curso técnico reconhecido nacionalmente. Foram diversas as tentativas de levar o projeto adiante com as escolas profissionalizantes já existentes, porém sem sucesso.
Após muito trabalho e meses de projeto em standby, no final de 2018 o projeto foi reiniciado com a ajuda do parceiro Scherer, empresas integrantes do NEA/ARVESC e fabricantes, juntamente com o Professor Marcos Antônio Ávila, Pedagogo, Especialista em Educação Profissional e consultor Social - que cuida de todo o planejamento e execução do projeto atual - dando início ao INSTITUTO SCHERER que viabilizará o Técnico em Manutenção Automotiva – TMA.
COMO FUNCIONARÁ O TMA
O projeto proposto se desenvolverá com a participação dos seguintes envolvidos:
O processo de desenvolvimento do PROJETO TMA percorrerá as seguintes FASES até a aprovação do mesmo pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina:
Após a conclusão dos cursos pilotos continuados previstos na FASE 4, os demais cursos terão regularidade de acordo com as demandas de alunos e Instrutores, considerando as regiões metropolitanas até o início do curso TMA no segundo semestre de 2020.
Com a aprovação do projeto TMA, fruto da parceria de longa data entre o NEA/ARVESC e Scherer SA, as entidades firmam o compromisso de levar a formação técnica continuada e certificar profissionalmente o mecânico de todo o país, fato que é aguardado por todos do setor da reparação automotiva.