Boa noite usuário, seja bem vindo!
Florianópolis Segunda-Feira, 22/01/2018 - 19:50

 
 
    Principal
    Institucional
    Projetos
    Notícias
    Eventos
    Agenda
    Assembléias
    Financeiro
    Associados
    Encontro NEA
    Contato
Google
NEA-SC
 
 
 
 
Origem

Percebendo a necessidade de maior interação entre os núcleos locais, uma vez que muitas ações eram desenvolvidas isoladamente em cada município, e pouco se sabia que atividades eram estas e se eram positivas ou negativas, um empresário do Núcleo Local de Automecânicas de Florianópolis, o Sr. Élvis Charley Ludvig, começou a percorrer o estado para conhecer melhor os demais núcleos em seus municípios de origem.

Após as visitas do Sr. Élvis, muitos empresários do segmento automotivo do estado começaram a perceber os benefícios que teriam com a troca de informações com outros núcleos setoriais, pois as ações que já realizavam, como missões, palestras, cursos, compras em conjunto, poderiam ser multiplicadas rapidamente, já que seu poder de barganha com fornecedores, fabricantes, poder público e outros potenciais parceiros era muito maior. Logo, manifestaram o interesse da realização de um encontro estadual dos núcleos locais de automecânicas.

Desta forma, e por também julgar importante para o segmento, o empresário Élvis Charley Ludwig liderou o grupo em três encontros estaduais, o que formou, então, em 1997, o Núcleo Estadual de Automecânicas, em que os empresários elegeram como presidente o próprio Sr. Élvis, reconhecendo seu esforço e a sua capacidade para conduzi-los na busca da qualificação / atualização dos serviços e representatividade do segmento no estado.

As atividades dos Núcleos de Automecânicas tiveram início com base na metodologia do Projeto Empreender, focando o aperfeiçoamento, o acesso e a troca de informações entre os participantes, fazendo com que os empresários que muitas vezes, se tratavam não só como concorrentes mas como inimigos, tivessem um nível de entendimento elevado em favor da parceria efetiva na busca de soluções em conjunto, pois os resultados eram cada vez mais visíveis e concretos. Destacam-se algumas atividades coletivas, tais como: a continuidade dos treinamentos e viagens, resolução dos problemas e, principalmente, o acesso facilitado às novas tecnologias a um custo extremamente competitivo.

Em depoimento constante da Revista SEBRAE nº 07, de novembro/dezembro de 2002, o Sr. Élvis destaca que “Não dá para se iludir e achar que o cidadão vai sentar ao redor da mesa e contar para todo mundo os seus segredos, se não tiver alguma coisa em troca”. Logo, percebe-se que o Núcleo Estadual não se tornou apenas em uma reunião de empresários de núcleos locais de automecânicas, mas que as empresas destes núcleos tiveram um ganho real durante a participação no processo, como aumento de produtividade, retorno financeiro, melhoria dos serviços prestados, ampliação / reforma do espaço físico, acesso a novas tecnologias, enfim, atividades que interferiram positivamente nas atividades destas empresas.

Em 2012, dentro do setor de automecânicas, estamos em Santa Catarina com cerca de 25 núcleos setoriais locais reunidos através do Núcleo Estadual de Automecânicas, com mais 350 empresas que abrangem mais 60 municípios, sempre em busca da necessidade de congregar esforços conjuntos, e desenvolver ações estratégicas que visaram integrar o setor com o mercado. Hoje o atual coordenador é o Sr. Odair Borges de Freitas, da cidadade de Jaraguá do Sul




 

 
Ver as notícias do NEA-SC.
Falar com o NEA.
Procurar uma oficina.
 
PLANEJAMENTO NEA-ARVESC - 2018 / 2019 -- 19 e 20/01/2018
Atenção Núcleos do Estado de Santa Catarina, reserve em sua agenda dias 19 e 20 de Janeiro Reunião de Planejamento NEA/ARVESC. Mais detalhes...